EVENTOS REALIZADOS PELA DJASS OU COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO

 

NOVEMBRO 2022

25 de Novembro

𝘛𝘩𝘦 “𝘗𝘪𝘤𝘵𝘶𝘳𝘦𝘴 𝘪𝘯 𝘖𝘶𝘳 𝘏𝘦𝘢𝘥𝘴”: 𝘘𝘶𝘦𝘴𝘵𝘪𝘰𝘯𝘪𝘯𝘨 𝘢𝘯𝘥 𝘚𝘶𝘣𝘷𝘦𝘳𝘵𝘪𝘯𝘨 𝘙𝘢𝘤𝘪𝘢𝘭 𝘚𝘵𝘦𝘳𝘦𝘰𝘵𝘺𝘱𝘦𝘴 𝘢𝘴 𝘗𝘶𝘣𝘭𝘪𝘤𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯

Neste Workshop abordámos a publicação independente no contexto do activismo, como uma prática provocatória (propondo mudanças na sociedade) e colaborativa (de discussão e partilha de ideias, experiências e inquietações). Partindo da visualização da curta-metragem 𝘛𝘸𝘰 𝘋𝘪𝘴𝘵𝘢𝘯𝘵 𝘚𝘵𝘳𝘢𝘯𝘨𝘦𝘳𝘴 (2020) de Travon Free e Martin Desmond Roe, discutir-se-ão representações raciais – mentais e visuais. O que é um estereótipo (“the picture in our heads”, segundo Walter Lippmann) e de que modo pode perpetuar o racismo? Que representações negativas de comunidades e indivíduos racializados (não-brancos) encontramos no nosso quotidiano e onde radicam? Como podemos potenciar alternativas a estas ideias e imaginário, ressignificando-as e promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária?

 

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

 

 

NOVEMBRO 2022

12 de Novembro

Descoloniza Chat

 

OUTUBRO 2022

21, 22, 23 de Outubro

DJASS ARTE:

A Djass-Associação de Afrodescendentes organizará nos próximos dias 21, 22 e 23 de Outubro a 4ª edição da Djass Arte – Mostra de Criadores Africanos e Afrodescendentes, que terá lugar no Espaço Alkantara, em Lisboa. Esta iniciativa tem como objetivos principais a contribuição para a promoção e valorização das culturas Africanas e Afrodescendentes e dar visibilidade aos trabalhos das/os criadoras/es participantes. À semelhança do que aconteceu na última edição, em 2018, a Djass Arte 2022 incluirá uma exposição coletiva de artistas plásticos africanos e afrodescendentes, bancas para venda de livros e artesanato, música, workshops, performance e ciclo de cinema.

 

OUTUBRO 2022

10 de Outubro, pelas 21h30

As matrizes do preconceito:

O que persiste ideologia colonial na produção de sistemas e de relações sociais nas sociedades contemporâneas? A Djass- Associação de Afrodescendentes e a Casa da Achada convidam à reflexão sobre formas de descolonizar a mente individual e colectiva, através de sessões de curtas metragens que abordam o racismo e o papel que as representações negativas e estereótipos têm na sua manutenção.

Através da análise e desconstrução de 4 curtas metragens, durante 4 segundas feiras na Casa da Achada- Centro Mário Dionísio, a Djass propõe um reflexão mais aprofundada dos mecanismos sócio políticos que presidem à assimilação de estereótipos negativos sobre a comunidade afrodescendente e como esses vieses implícitos facilitam a propagação de ideias, sentimentos e comportamentos discriminatórios que perpetuam a manutenção da ideologia colonial nas sociedades contemporâneas. Um ciclo que irá decorrer durante o mês de Outubro, com início no dia 10, sempre às 21:30.

 

 

 
 

JUNHO 2021

 7 de junho, pelas 20h30 (Lisboa) (LOTAÇÃO 20 pessoas com máscara)
CINEMA DJASS- Ciclo de Cinema Afrodescendente
Casa da Achada – Centro Mário Dionísio // Entrada Gratuita
Organizado pela Djass- Associação de Afrodescendentes, a convite da Casa da Achada, este é um ciclo de cinema que tem como ponto de partida o racismo e as suas várias manifestações, propondo uma reflexão sobre temas como negritude, branquitude, interseccionalidade e racismo sistémico/institucional, com projeção de filmes, documentários e curtas- metragens, sempre seguidas de debate ou roda de conversa informal.

Todas as sessões deste mês terão início às 20h30 e contarão com apresentações dos filmes por elementos pertencentes à Djass ou convidados por esta.
O ciclo contará com filmes e documentários da realizadora tanzaniana-americana Ekwa Msangi, do cineasta brasileiro Joel Zito Araújo e da Associação Afro Port, que possibilitarão uma reflexão alargada sobre como o racismo se vai mutando, adaptando e transformando ao longo das várias gerações de afrodescendentes que contra ele lutaram, fundando sempre novas formas de resistência às investidas dos movimentos hegemónicos de supremacia branca

 



7 de junho, pelas 18h30 (Lisboa)/ 14h30 (São Paulo) // ONLINE
Ciclo de debates | Memória e Democracia – Colonialismo
com Evalina Gomes Dias, João Figueiredo e José Pedro Monteiro
Transmissão pelo Youtube, através do canal do Forum Demos
Mais informações: Link


MAIO 2021

Visões do Império
Um filme sobre o modo como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico, desde o final do século XIX até à revolução que, em 1974, pôs fim ao regime político autoritário que governava Portugal.https://www.youtube.com/watch?v=Tek-ci979V8
Autores: Joana Pontes, Filipa Lowndes Vicente, Miguel Bandeira Jerónimo.
05 MAIO / 16:00 / Culturgest / 93’Joana Pontes • Portugal • 2020