Comemoração do Dia da Criança Africana

16 de junho de 2016 – Rossio (Lisboa)

Dia 16 de Junho celebra-se o dia da Criança Africana e a Djass decidiu assinalar esse dia com a distribuição de flores e de um folheto alusivo à data a todos os que passaram pelo Rossio, bem no centro de Lisboa.
Por iniciativa da então Organização para a Unidade Africana (atualmente União Africana), este dia é celebrado desde 1991 a 16 de junho, em memória das vítimas do massacre ocorrido em 1976 no Soweto (África do Sul). Nesse dia, milhares de estudantes negros saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade de ensino e pela defesa do direito de aprender na sua língua e não em Afrikaans (língua usada pela minoria branca do país). A manifestação, que se queria pacífica, acabou por ser alvo de repressão policial e por resultar em semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes.

A Djass – Associação de Afrodescendentes associou-se à comemoração deste dia, lembrando que ainda hoje muitas crianças africanas e afrodescendentes, em todo o mundo, são privadas dos seus direitos, nomeadamente o direito à educação e à proteção contra todo o tipo de discriminação, violência, exploração e abuso.

Ver mais informação

Voltar ao topo