Projetos em Curso

Gabinete de Apoio Para Mulheres – Novembro 2020 a Junho 2021

Este projeto é uma extensão do projeto Nneka-Gabinete Virtual de apoio às Mães Racializadas e tem como objetivo apoiar as mulheres que estavam nesse projeto e que viram o seu pedido de proteção internacional recusado pelo Estado Português. 

E como todas elas pretendem continuar a viver em Portugal, de forma legal, com este projeto estamos a assisti-las no processo de legalização, que implica um contrato de trabalho. Nesse sentido, oferecemos formação em áreas que consideramos essenciais para a plena integração social e económica.

Ver Flyer do Projeto


Projeto Djumbai Descolonial- Fevereiro a Junho 2021

Trata-se de um projeto piloto entre a Djass-Associação Afrodescendentes e Museu de História Natural e da Ciência onde são criados grupos de trabalho para a produção de um nova narrativa e ressignificação do espólio etnográfico presente no Museu Etnográfico e Jardim Tropical: os “Djumbais Descoloniais”

O conceito de parte de uma prática social guineense (Guiné-Bissau) que se chama djumbai , que significa a reunião social e/ou comunitária para a discussão de assuntos de relevância de pessoas de uma determinada comunidade. No projeto adaptou-se o conceito para um djumbai  focalizado no espólio museológico em análise crítica, com o objetivo de se originar uma contra narrativa descolonial, produzida pelos estudantes universitários africanos e afro-descendentes. Serão momentos de conversa focalizadas nos objetos, artefactos e fotos, estatuária e outros significantes recolhidos durante as missões antropológicas dos anos 30 do século XX nos territórios Africanos ocupados por Portugal.


Tchoka- Fusion Design -Maio a Dezembro 2021

Dedica-se ao empoderamento de mulheres de origem africana, migrantes e imigrantes, com o objetivo de adquirirem conhecimentos e competências necessárias para a criação de um negócio, com base na reciclagem e upcycling de mobliliário e objectos vintage, produção de artesanato e artesanato urbano. Atua na promoção da integração social e na independência económica através da oferta de uma formação técnico-prática e tem como resultado final a produção e comercialização de peças únicas e originais, que representam uma forma de fusão entre estas mulheres e a cultura. Os objetos produzidos e o resultado das vendas irá reverter integralmente para as suas criadoras.

Voltar ao topo