SESSÃO DJASS #4: PORTUGAL E A ESCRAVATURA – MEMÓRIA E CONTINUIDADES

24 de fevereiro de 2018, Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa

As “Sessões Djass” são uma iniciativa criada em 2017 pela Djass – Associação de Afrodescendentes, que consiste num ciclo de conversas que pretende discutir temas como racismo, colonialismo, escravatura, privilégio e negritude, a partir de um/a autor/a, de um filme, de um livro ou de qualquer outra obra ou expressão.

A quarta sessão teve como objetivo discutir a relação histórica de Portugal com a escravatura e o comércio de pessoas escravizadas, a partir do visionamento do episódio “Os Escravos e a Escravatura em Portugal”, da série documental da RTP “História a História”, da autoria de Fernando Rosas, num debate que, além deste historiador, contou com a participação da museóloga e feminista negra Luzia Gomes e do professor de Estudos Portugueses Pedro Schacht Pereira (via Skype, a partir dos EUA), com moderação de Beatriz Gomes Dias, da Djass.

Ao longo de mais de quatro séculos, Portugal desempenhou um papel central na escravatura e no tráfico transatlântico de milhões de pessoas africanas escravizadas. Este longo e sombrio capítulo da História do país tem sido estudado e discutido em certos círculos, sobretudo académicos, mas o seu debate público tem sido escasso.

Nesta sessão discutiu-se a narrativa prevalecente sobre esse período e a sua memorialização, bem como as suas continuidades históricas, com especial enfoque nas que determinaram a situação atual das pessoas e comunidades africanas e afrodescendentes em Portugal.

No local foi igualmente instalada uma banca de livros sobre escravatura, preparada especialmente para o evento pelo projeto Literaturas Afrikanas.

sessao-djass4-3
sessao-djass4-2
sessao-djass4-1
sessao-djass4-4

Anterior
Seguinte

Voltar para Atividades 2018

Voltar ao topo