COLABORAÇÕES, PARCERIAS E TRABALHO EM REDE

ENAR – European Network Against Racism 

Em 2019 a Djass aderiu como membro à ENAR, uma rede europeia que congrega mais de 150 organizações da sociedade civil que se dedicam à luta contra o racismo.

Durante este ano, a Djass participou nas seguintes atividades no quadro da ENAR:

– Reunião estratégica da ENAR com a sociedade civil Portuguesa (8 e 9 de Fevereiro 2019, ISEG-Lisboa)

Com a presença da Gisele Fernandes, a Djass participou nesta reunião que teve como objetivos principais facilitar parcerias e projetos em Portugal com o apoio do ENAR; colocar as organizações em Portugal mais informadas e empoderadas em termos de conteúdo e informação; estimular a criação de um plano nacional contra o racismo para Portugal. 

– 19º Assembleia Geral da ENAR (20 a 22 Junho 2019, Bruxelas)

Sob o tema “Solidariedade e Movimento”, a Djass foi representada por Evalina Dias e Gisele Fernandes. Tivemos oportunidade de conhecer outras organizações anti-racistas membros da ENAR, o trabalho que desenvolvem, os desafios e problemas que enfrentam. (fotos em anexo)

– Eu Anti-Racism & Diversity Week (23 a 26 Setembro 2019, Parlamento Europeu, Bruxelas) 

Evalina Dias participou neste evento em representação da Djass. Nesta reunião estiveram presentes Membros do Parlamento Europeu e membros de outras Comissões onde se discutiram temas tão importantes como a necessidade de recolha de dados étnico-raciais por parte do Eurostat para se conseguir uma igualdade na recolha de dados; a constatação de que existe um grande problema sobre a representação das minorias: a maior parte são protagonizados por especialistas brancos, que nada sabem dos problemas dessas comunidades; ou como devemos proceder para se conquistar a maioria para a luta anti-racista? 

Voltar ao topo